- Ano: 2014
-
Fotografias:Shania Shegedyn
-
Fabricantes: Rapsel
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando o Bar Bond de Melbourne foi recomprado, seus novos proprietários fizeram a manobra não convencional de chamar o projetista original do bar para reformular seu próprio e aclamado conceito.
As características curvas e o glamour clássico do bar foram restabelecidos, enquanto o mobiliário foi radicalmente atualizado, e tecnologias inovadoras estão integradas ao projeto de maneira bastante discreta.
O Bond Bar original foi construído dentro de um estacionamento existente. Seu caráter e apelo era derivado de suas dimensões, comprido e baixo, e afastado do movimentado entorno do Centro Financeiro.
Os proprietários do Bond queriam que este caráter fosse mantido, porém atualizado, e que fosse mais uma vez sinônimo de luxo e exclusividade.
O projetista e seu estúdio aprimoraram a funcionalidade, implementando bares extras, entradas VIP, uma Sala Verde e espaços transformativos que podem ser abertos para eventos ou isolados para as funções privadas.
Trabalharam com engenheiros e produtores especialistas para desenvolver o mobiliário customizado feito sob medida. Restrições como o forro baixo e colunas de apoio foram utilizados como potencialidades. Bancos criados dentro do grid de colunas disfarçam sua regularidade. A curvatura das paredes foi feita como uma ondulação, com superfícies refletoras dando a sensação de fluidez e amplitude.
Estimuladores sensoriais e diferentes materiais se intermeiam: aço inox espelhado, couro, madeira, bronze, veludo, níquel, carpetes, e pedras exóticas.
Trabalhando dentro do orçamento, HACHEM iniciaram as obras adicionais, como pátio e a implementação dos sistemas de luz e som.
O efeito é completo, imersivo. Bond é uma experiência rica e em camadas - que levam os clientes sair da sua zona e conforto e desfrutar do espaço.
Na fase conceitual do projeto, HACHEM analisou não apenas a decoração original, mas também o arquétipo de clube noturno. Questionando padrões negativos - a viabilidade de curta duração de muitas empresas que entram na indústria da hospitalidade mutável - e buscou um verdadeiro contraponto.
Objetos primários se tornaram sustentáveis e duradouros - responsabilidade com o meio ambiente e o desenvolvimento de um modelo de negócio que irá prosperar e emocionar durante anos.
HACHEM selecionou materiais resistentes e soluções contemporâneas sustentáveis, como iluminação de LED em todo o conjunto. Bond é agora exemplar de um local compacto que não deixa de ser dinâmico. É adaptável e sensível à diferentes épocas, humores, caprichos e funções.
Bond ilustra a integração da praticidade dentro da luxo, e promove o potencial do design de interiores em se manter atualizado com os avanços tecnológicos. Um espaço intuitivo, dá à seus usuários - funcionários e clientes - oportunidade de escolha e autonomia.
A estrutura idiossincrática de Bond inspirou numerosas características de engenharia - incluindo mobiliário curvo, e a conversão da escada de incêndio em pátio ao ar livre e ponto de acesso para cadeiras de rodas - mas sua característica mais inovadora é o sistema de som e iluminação perfeita.
HACHEM utilizou tecnologia eficiente, desconstruindo a mecânica, e montaram os componentes dentro de uma sucessão de divisórias dentro das paredes do bar e do teto.
Ambas a iluminação e o som podem ser programados, ou controlados ao vivo - definindo o clima, a ambiência, o ritmo e a cor de Bond. O som literalmente preenche o ambiente enquanto a iluminação joga com todas as superfícies.